Gostou do artigo? Compartilhe!

NEUROLOGIA INFANTIL: QUANDO É NECESSÁRIO PROCURAR ATENDIMENTO COM ESTA PROFISSIONAL?

A+ A- Alterar tamanho da letra
Avalie este artigo

A neurologia infantil, ou neuropediatria, é a especialidade médica que lida com crianças e adolescentes com problemas no sistema nervoso. Problemas no sistema nervoso podem ocorrer no cérebro, coluna, nervos ou músculos. Isso pode levar a problemas como convulsões, dores de cabeça, atrasos no desenvolvimento, dificuldades escolares ou alterações comportamentais.

 

Que tipos de serviços os neurologistas infantis fornecem?

 

Os neurologistas infantis geralmente diagnosticam, tratam e gerenciam as seguintes condições:

 

Convulsões e epilepsia

 

Problemas musculares que podem causar fraqueza, como: distrofia muscular ou neuropatia

 

Dores de cabeça, incluindo enxaquecas e concussões

 

Transtornos comportamentais, incluindo transtorno de déficit de atenção / hiperatividade (TDAH), tiques e síndrome de Tourette e problemas de sono

 

Autismo

 

Distúrbios do desenvolvimento, incluindo paralisia cerebral, atraso na fala, marcos motores atrasados ​​e problemas de coordenação

 

Deficiência intelectual

 

Malformações congênitas, que são problemas na forma como o cérebro se forma ou se desenvolve

 

Acidente vascular cerebral e lesão cerebral traumática (TCE)

 

Condições genéticas que afetam o sistema nervoso

 

Infecções ou inflamação do cérebro (como meningite ou encefalite)

 

Tumores cerebrais

 

Quais exames os neurologistas pedem quando é necessário?

 

Os neurologistas infantis geralmente fazem um diagnóstico clínico ao saber dos sintomas de seu filho, seu histórico médico e exame físico, mas às vezes são necessários mais testes para fazer um diagnóstico.

 

Os testes comuns que os neurologistas pedem são:

O EEG (eletroencefalograma) é um teste que procura problemas com a atividade elétrica do seu cérebro. Este teste pode ser usado para avaliar as convulsões e para garantir que o cérebro do seu filho esteja realizando os tipos de atividade elétrica esperados para a idade deles.

 

A ressonância magnética (ressonância magnética) ou a tomografia computadorizada (TC) são tipos de exames de imagem usados ​​para tirar fotos do cérebro e / ou coluna. Estes podem procurar sinais de tumor cerebral, acidente vascular cerebral, infecção, esclerose múltipla, certas condições genéticas e muito mais.

 

A punção lombar (punção lombar) é um teste em que os médicos inserem uma pequena agulha na região lombar para coletar uma amostra de líquido espinhal, que envolve o cérebro e a medula espinhal. Isso pode ajudar a procurar sinais de infecção ou inflamação. Este é um procedimento realizado no ambiente hospitalar.

 

Podem ser solicitados exames de sangue para o seu filho. Isso pode incluir laboratórios básicos, verificando alterações eletrolíticas ou sinais de infecção ou testes mais complicados, como testes genéticos para distúrbios específicos.

 

À medida que o campo da neurologia infantil cresce, alguns neurologistas estão se tornando ainda mais especializados e têm áreas de especialização mais específicas. Com problemas médicos especialmente complexos, às vezes seu filho pode ser encaminhado para um neurologista com uma área de interesse específica, como um neurologista que trata principalmente crianças com AVC ou alguém especializado no tratamento de Epilepsia. Uma consulta detalhada e cuidadosa pode esclarecer muitas dúvidas e evitar graves desfechos no desenvolvimento da criança e adolescente. O acompanhamento por longo período pode ser necessário para assegurar saúde neurológica, mental e escolar

Autor

Dra Marcela Guimaraes Cavalcanti Ribeiro

Dra Marcela Guimaraes Cavalcanti Ribeiro

Neurologia Pediátrica

Especialização em Residência Médica no(a) FHEMIG.